segunda-feira, 19 de agosto de 2019

2º Encontro Esportivo Cultural Terenoê: 17 a 21 Julho na Aldeia Tereré

DSCN0156.jpg

Momentos do 1° Encontro Esportivo Cultural Terenoê 2017 - Fotos: Sidney Terena

Aldeia Tereré em Sidrolândia MS, sedia o 2º Encontro Esportivo Cultural Terenoê

Momentos do 1° Encontro Esportivo Cultural Terenoê 2017 – Fotos: Sidney Terena

Com objetivo de socializar, integrar e celebrar a união entre os Povos da TI (Terra Indígena) Buriti, acontece a 2° Edição do Encontro Esportivo Cultural Terenoê. Acreditando no potencial do Esporte como ferramenta fundamental na formação humana e desenvolvimento dos jovens nasce os Jogos Terenoê. Ivanil Alves Gabriel é o idealizador do encontro. O evento era um sonho do jovem atleta Terena, que também foi jogador profissional de futebol.

Terenoê

 

A TI Buriti localiza-se entre os município de Sidrolândia e Dois Irmão do Buriti. O evento esportivo acontece na Aldeia Tereré em Sidrolândia, nos dias 17 a 21 de julho 2018. A expectativa e que todas as 13 Aldeia participam da celebração esportiva. São elas; Aldeias Tereré, Nova Tereré, Vila André, Dez de Maio, Córrego do Meio, Lagoinha, Água Azul, Recanto, Barreirinho, Buriti, Nova Buriti, Oliveira e Olho D’Agua.

 

 

Gabriel é acadêmico de Educação Física e trabalha na SPPPI-MS (Subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena/MS), Ele destaca que o esporte para os Indígenas tem um valor diferente. “Estes momentos não só favorecem a identidade dos Povos Indígena, bem como os laços de parcerias de convivência amistosa e o desenvolvimento de habilidades físicas e trocas de informação”, conclui Gabriel.

Realização

Na coordenação de Gabriel, o encontro esportivo tem em sua realização a participação massiva das Lideranças Indígenas da região de Sidrolândia e Dois Irmão do Buriti. Uns dos apoiadores fundamental para a realização, desde a 1° edição é a Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena de MS. O apoio acontece por meio da SECC (Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania) através do governo estadual (MS).

Em sua 2° edição o Encontro recebe apoio importantíssimo. Mais uma vez fazendo parte da ação a Radiologia Odontológica Abreu, traz o  Projeto Raio-X do Sorriso. Na coordenação da Dra odontóloga Paula Abreu realizará atendimento odontológico para crianças e jovens. Com palestras e distribuição de kits para a saúde bucal. Quem  não acreditou na 1° edição agora, vem com grande apoio para o bem esta social da juventude Indígena. A exemplo do vereador Otacir Figueiredo (Gringo) uns dos apoiadores desta edição.

 

O foco central será direcionado as reflexões sobre as lutas em defesa dos Direitos e a Resistência dos Povos Indígenas. Além de realizar a integração e a recreação o encontro tem o intuito de aproximar as Aldeias. Durante os 4 dias serão desenvolvidas as seguintes modalidades:. Arremesso de lança, natação, cabo da paz, arco e flecha, atletismo, vôlei de areia e futebol de campo. Todas as modalidades para atletas masculino e feminino.

Principais apoio para a realização

Abraçando a ideia desde a primeira edição o apoio da Prefeitura Municipal de Sidrolândia e demais parceiros é fundamental para a continuidade do projeto. Como segue, SERJEL (Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer). Da CR-CG Funai (Coordenação Regional de Campo Grande da Fundação Nacional do Índio), Ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun, SPPPI e SECC vinculada ao Governo do Estado, Dsei-MS/Sesai (Distrito Sanitário de Saúde Indígena vinculada Secretaria Especial da Saúde Indígena). Vereador Eder Reginaldo, Deputado Estadual Anelvo Felini. E vários comércios da região.

A abertura está programada para ocorrer no dia 17 de julho às 19 horas no salão comunitário da Aldeia Tereré com a presença dos atletas, autoridades e comunidade geral.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =

Top