sábado, 19 de outubro de 2019

71° SBPC: Brô MCs Rap Indígena, Orquestra e danças tradicionais celebram culturas indígena

WhatsApp-Image-2019-07-25-at-16.58.58.jpeg

71° SBPC: Brô MCs Rap Indígena, Orquestra e danças tradicionais celebram culturas indígena e afro-brasileira na SBPC Cultural.


Campo Grande, MS –
Nesta terça-feira (23) ao meio dia os participantes da 71ª  SBPC (Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), tiveram a oportunidade de prestigiar um show com Brô MCs Rap Indígena. Além de outros grupos de comunidades indígenas como da Aldeia Bananal e comunidade quilombolas. O Grupo da Aldeia Bananal localizada no Município de Aquidauana apresentou a dança tradicional masculina da Povo Terena. O Indígenas apresentaram “Kohixóti Kipaê”, ou seja, A Dança da Ema que é a ave sagrada para os Terena.

No período da tarde se apresetaram atividades do projeto “Leishmania Não”. A partir das 18h se apresentaram mais cinco grupos: a orquestra indígena da Fundação Ueze Zahran; Além dos indígenas da Aldeia Bananal (MS) com a tradicional Dança da Ema, “Kohixoti Lipaê”; a banda do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, que apresentará música africana; o grupo de percussão Curumim Pé de Ouro da Comunidade Negra São João Batista de Campo Grande (MS); e integrantes da Furnas do Dionísio, comunidade próxima à Jaraguari (MS), com a dança quilombola Maculelê.A programação da SBPC Cultural fazhomenagem às culturas formadoras da identidade sul-mato-grossense e será realizada durante o evento.

 Pela manhã no Palco Cultural os participantes conferiram a contação de estórias, teatro e brincadeiras do projeto “Leishmania Não”. No meio dia, o show dicou por conta da grupo de Rap Brô MCs. Que teve o apoio da Sectur/FCMS. Os Brô MCs é o primeiro grupo de rap indígena do Brasil. Este que visa, com suas rimas que mesclam o Português com o idioma Guarani, a amplificar as músicas por meio das redes sociais e aproximar os não-índios para os assuntos, lutas, anseios, conquistas e vitórias dos povos indígenas de todo o Brasil. Os integrantes do Brô MC`s são natural de Aldeia Jaguapirú e da Aldeia Bororó localizada na periferia de Dourados (MS).

Confira toda a programação da SBPC Cultural aqui.

Com informação da assessoria de Fundação UFMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 1 =

Top