segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Aldeias da Terra Indígena Buriti recebem tratores do governo estadual

Equipamentos-para-Agricultura-Familiar-568.jpg

Fotos: Edemir Rodrigues e Chico Ribeiro

Aldeias da TI (Terra Indígenas) Buriti irão receber do Governo maquinários para agricultura familiar

Lideranças Indígenas da TI Buriti, na cerimonia de entrega dos maquinários na Agraer de Campo Grande, MS.

Aldeias da TI Buriti irão receber equipamentos agrícolas para fortalecer a produção da agricultura familiar. A aldeias beneficiadas serão a Buriti, Oliveira e Nova Buriti Localizadas no município de Dois Irmãos do Buriti e a Aldeia Tereré que fica na área urbano do município de Sidrolândia. O incentivo irá apoiar centena de famílias Indígenas agricultoras.

O apoio para a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, vem de um projeto que totaliza R$ 12 milhões do governo do estadual. Na ultima segunda-feira 11/06 o governador Reinaldo Azambuja fez a entrega de 567 equipamentos. Estes atendera 62 municípios. Na cerimonia de entrega para as produtores a governador Reinaldo Azambuja destacou a importância de incentivos para que pequenos produtores. Onde os mesmos possam produzir mais alimentos com melhor qualidade. “Isso ajuda a agricultura familiar do Estado, dando condições para acessar mercado e aumentar a competitividade na produção dos alimentos da cesta básica”, disse Azumbuja.

Sidrolândia

O parlamentar Indígena de Sidrolândia, O vereador Gringo, PROS, defende a iniciativa. Pois disse que, é um grande investimento para as comunidades Indígenas que produzir na roça produtos que geram reandas para suas famílias. “Graças a Deus recebemos a tão sonhada patrulha mecanizada, com certeza um grande investimento para a agricultura familiar Indígena. Estamos muito feliz por receber esta patrulha.” destacou Grigo

O prefeito de Sidrolândia Marcelo Ascoli, o secretário de Governo Clayton Lopes Ortega e primeira-dama Ana Lídia Ascoli, participaram da cerimonia de entre das maquinas realizada na Agraer de Campo Grande (MS). Também participaram várias Lideranças indígenas das Aldeias que serão contempladas.
“A Prefeitura parabeniza as comunidades atendidas com essas patrulhas, que são de extrema importância para o preparo do solo. Vamos manter os projetos para atrair recursos que possibilitem a chegada dessa estrutura a localidades que ainda não ganharam. Disse o prefeito Ascoli.

O cacique da aldeia Nova Buriti de Dois Irmãos do Buriti, José André Ferreira, disse que as novas máquinas irão beneficiar os indígenas. “É muito importante, pois irá ajudar no sustento dos índios da aldeia. Também irá beneficiar na manutenção das estradas ajudando as crianças irem para escolas, dando condições para uma boa educação”. Destacou o Cacique.

Investimentos

Foram entregues 95 tratores, 96 grades aradoras, 87 grades niveladoras, 86 calcareadeiras, 80 rotoencanteiradores, 79 pás carregadeiras, seis roçadeiras, cinco ensiladeiras, 13 carretinhas e 20 resfriadores com capacidade de mil litros cada. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares de oito deputados federais e de três senadores, de recursos do próprio Governo do Estado. Além de propostas voluntárias da Sead – Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). “É o resultado da parceria do Governo com as bancadas federal e estadual. Cada real investido da União, colocamos um do Estado. É um ganho coletivo que beneficia toda a agricultura familiar”, ressaltou o governador.

O governador explicou que o Estado atende 32 mil produtores dos 72 mil existentes em Mato Grosso do Sul. “Não basta só os equipamentos, é preciso também dar as condições, além de acompanhar essas famílias para que vão além da produção e possam acessar o mercado. Colocamos elas em contato com os grandes atacadistas e ainda propiciamos o uso desses alimentos na merenda escolar”. Destacou Azmbuja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + nove =

Top