segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Março 2019 poderá acumular chuva acima da média no MS

Tempo-nublado-3-Foto-Edemir-Rodrigues-672-1.jpg

Modelo climático aponta que o mês de março/2019 poderá ter acumulado de chuva acima da média no MS.

Campo Grande, MS – O tempo para o domingo de carnaval; O enfraquecimento das áreas de instabilidade diminui a nebulosidade. O sol aparece com mais força em Mato Grosso do Sul. Domingo deve dar piscina e banho de rio. Num dos mais famosos cartões postais do Estado, Bonito tem previsão de calor durante dia. Deve ficar com máxima de 33 ºC e tempo fresco durante à noite, mínima de 20ºC. Nas demais áreas a chuva acontece a partir da tarde e à noite. Com possibilidade de raios, mas a chuva não se prolonga tanto como nos dias anteriores.

Chuvas em Março

De acordo com o boletim divulgado pelo Centro de Previsão Climática ligado ao NOAA dos Estados Unidos confirmou a formação de um El Niño de fraca intensidade atuando até junho de 2019.

Historicamente, em anos de El Niño, as chuvas tendem a ficar mais concentradas no extremo Sul da região Sul do Brasil, além de fazer calor em áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Embora o El Niño seja fraco, ele vai trazer mudanças no padrão de chuva e temperatura para o Brasil neste verão e no primeiro semestre de 2019.

Uma das principais influências do El Niño em Mato Grosso do Sul são os registros de chuvas acima da média. Conforme Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva no mês de março em Mato Grosso do Sul varia entre 125 a 175 milímetros de chuva.

Fonte: Tropical TidBits – Modelo CFS Monthly

O modelo climático indica que, no mês de março de 2019, o acumulado de chuva resulte em valores acima da média histórica, como mostra o mapa abaixo. A coloração verde sobre o Estado indica acumulado mensal ligeiramente acima da média.

Fonte: Coordenadora técnica do CEMTEC (Órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar)
Foto: José Augusto de Barros Santa Lucci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

Top