quinta-feira, 23 de maio de 2019

Quinta-feira pós carnaval, promete um tempo instável com temperaturas variadas

Tempo-nublado-3-Foto-Edemir-Rodrigues-672.jpg

Foto: Edemir Rodrigues. Comunicação Governo MS

Frente friaEstá quinta-feira (07-03) pós carnaval, promete um tempo instável com temperaturas variadas. Com sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Variação da temperatura, minima de 20C° e máxima de 36C°.

Assim fica parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir da tarde, especialmente na faixa centro-leste, onde há potencial de chuva mais intensa. As chuvas que atingiram as cidades, deve deixar o clima mais quente, variando em até a 36°C em alguns municípios.

O El Niño?

A maioria dos modelos dinâmicos e estatísticos, gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 96% que se desenvolva um novo episódio de El Niño, ou seja, o verão 2019 vai ser influenciado pelo fenômeno e diminuem a probabilidade de ocorrência do fenômeno durante o outono e inverno de 2019 (Figura 2).

Mesmo com a confirmação do fenômeno, os modelos indicam que este provavelmente será de intensidade baixa ou moderada. Neste sentido, é recomendável o acompanhamento das atualizações futuras do progresso do El Niño através do monitoramento da TSM no Pacífico.

Outros fatores também podem influenciar o regime de chuvas no país, como a temperatura na superfície do oceano Atlântico Sudoeste junto à costa da Argentina e Uruguai – que permanece com anomalia positiva – e o Atlântico Subtropical, próximo à costa do Nordeste brasileiro. O Oceano Atlântico Norte estará passando de uma fase quente para uma fase fria (Oscilação Multidecadal do Atlântico – OMA), que nessa condição poderá ser benéfico para as chuvas no norte do Nordeste nos próximos meses e anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 11 =

Top