sexta-feira, 16 de abril de 2021

Plantio de Mudas auxilia na preservação ambiental em propriedades na Bacia do Guariroba

aguas.jpg

O plantio de mudas nativas em áreas rurais às margens da Bacia do Guariroba é uma das principais ações promovidas pelo Viveiro de Mudas desenvolvido pela Águas Guariroba em Campo Grande. No último sábado (21) cerca de 200 mudas foram plantadas dentro da Fazenda Brasffer, localizada na região da Bacia do Guariroba. A ação contou com a participação de técnicos da Gerência de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba no plantio de mudas nativas como Ipês, Paineiras, Cajá-Mirim e Cedro.

Desde 2010, a Águas Guariroba já soma cerca de 40 mil mudas plantadas, ampliando a conscientização e a preservação ambiental. A participação de produtores rurais no plantio de mudas na região da Bacia é um dos fatores essenciais que contribui para o ciclo de restauração ambiental, evitando a degradação, assoreamento de córregos e de reservatórios naturais.

Para a produtora rural Dulcinete Rosa da Costa, o plantio reforça a importância da recuperação das áreas às margens da Bacia do Guariroba e também mostra como é imprescindível a participação dos produtores em um trabalho que beneficia o meio ambiente. “A conscientização sobre a preservação da Bacia do Guariroba é um dever dos produtores da região. Trata-se de uma renovação e produção de água. Hoje sou produtora rural, faço o plantio de árvores e colho água. É o resultado desta grande parceria com o projeto Viveiro de Mudas realizado pela Águas Guariroba”, destaca Dulcinete.

A Águas Guariroba mantém um viveiro de mudas dentro da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles. As mudas produzidas são utilizadas para plantio nas áreas de mananciais, em unidades da concessionária e também utilizadas em atividades de conscientização sobre a arborização e preservação do meio ambiente.

São cultivadas espécies exóticas, além de árvores nativas, como Ipês, Aroeira, Canafístula, Pau-Balsa, Imbirussú, Pau-Formiga, Jacarandá-Caroba, Jatobá, Amburana, Guanandi, Angico, Embaúba, Sete Casca, Genipapo, entre outros.

Fonte: Aguas Guariroba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + quinze =

Top