sexta-feira, 14 de maio de 2021

Resumo: 2º Encontro Esportivo Cultural Terenoê, segue a todo favor

37388382_1873065312996461_6415674644702953472_n.jpg

Time convidado da Aldeia Taboquinha - Terra Indígenas de Nioaque - Fotos: Divulgação/Facebook

Fotos: Divulgação/Facebook

Sidrolândia, MS – O Encontro Esportivo Cultural Terenoê, que acontece deste de  terça-feira na Aldeia Tereré em Sidrolândia segue a todo vapor. São 12 Aldeias celebrando e praticando os esporte tradicionais coletivamente. As Aldeias presentes de Sidrolândia a Tereré, Nova Tereré, André e Córrego do Meio; as de Dois Irmão do Buriti, a Água Azul, Recanto, Buriti, Nova Buriti, Olho D’água e Barreirinho; e as de Nioaque Taboquinha, Brejão, já cumprirão 50% das atividades pospostas pelos organizadores.

A Abertura oficial aconteceu na terça-feira (17) a noite. O primeiro dia de integração iniciou na quarta-feira (19) onde as 12 aldeias participaram da modalidade do futebol masculino e feminino. Foram 6 seis partidas envolvendo todas as equipes, entre as categoria feminino e masculino. No masculino Nova Tereré, Olho D’Água, Água Azul, Buriti, Brejão e Córrego do Meio. No feminino continuam as equipes das Aldeias; Córrego do Meio, Águas Azul, Nova Tereré, André e Barreirinho. Amanhã, sábado (21) acontece os confrontos da semi-final e da grande final. Será realizado a partir das 8h, no campo de futebol da Aldeia Tereré.

1ª partida de Voleybol de hoje (20) no Brizolão em Sidrolândia – Equipe feminina Indígena Foto: Divulgação

As partidas de voleybol, acontece hoje (20), a partir das 8h. Os jogos estão sendo realizados no Ginásio Brizolão, localizado na área urbana de Sidrolândia. Os primeiros jogos no masculino e no feminino foram definidas em sorteio único. E será entre as equipes das Aldeias Buriti X André; Água Azul X Taboquinha; Brejão X Tereré; Córrego do Meio X Recanto; Nova Tereré X Nova Buriti; e Olho D’àgua X Barreirinho. As modalidades tradicionais foram disputadas ontem quinta-feira (19). O Cabo da Paz, atletismo 4 X 100 e de resistência, tiro de arco e flecha e o arremesso de lanças. Estas modalidades já tem as três melhores equipes. Os Guerreiros que se destacaram serão apresentados amanhã (21).

Secretário de Assuntos Indígenas de Dois Irmãos do Buriti Arildo Alcântara, foi uns dos destaques do Cabo da Paz – Foto: Divulgação

Na programação do evento também consta palestras, com temas diversos como; A Saúde Bucal com o Projeto Raio – X do Sorriso, com a estrei da escovódromo na Aldeia. A palestra foi ministrada pela odontóloga Paula Pinheiro de Abreu da Clinica Radiologia Odontológica Abreu de São Paulo. Outra Palestra foi a da Saúde Física e Mental, como o Bem Estar Social dos Atletas. Esta foi ministrado pela Secretário Sandro Luiz Gonzales da Secretario Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Sidrolândia. A participação das equipe nas atividades propostas valem pontos, que somaram no resultado final. O evento conta com outras atrações. A Cerimonia de encerramento com todos os resultados acontece amanhã (21), a partir da 18h, logo após grande show com os baileiros “Eco do Pantanal”.

Realização e apoiadores

A realizado coletiva e das Lideranças Indígenas dos municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. Com apoio da SPPPI-MS (Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena/MS); através da SECC (Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania), por meio do governo estadual e das Prefeituras.

Com a Parceira da SERJEL (Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer). Da CR-CG Funai (Coordenação Regional de Campo Grande da Fundação Nacional do Índio). Ministro da Secretaria de Governo Federal Carlos Marun. Do Dsei-MS/ ligado a Sesai (Distrito Sanitário de Saúde Indígena vinculada Secretaria Especial da Saúde Indígena). Vereador Indígenas Eder Reginaldo e Grigo, Deputado Estadual Anelvo Felini. E vários comércios da região, alimentos Seara de Sidrolândia, Mercado Serve Bem, G20 entre outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 9 =

Top